Evoluindo hoje, para o amanhã
O Grupo Azimut I Benetti fez investimentos tangíveis para orientar os departamentos Técnico e de P&D para a construção de iates com menor impacto ambiental. As suas principais áreas de intervenção centraram-se na redução significativa do consumo de combustível e das emissões de CO2 através do desenvolvimento de designs de cascos altamente eficientes, sistemas de propulsão inovadores e uma utilização extensiva de fibra de carbono para diminuir o peso do iate.
Uma arquitetura naval avançada, possibilitada por projetos de cascos altamente eficientes, atende à integração de sistemas de propulsão inovadores e ao uso extensivo de fibra de carbono nas partes superiores do iate, reduzindo o consumo em velocidades médias e reduzindo as emissões de CO2 em 20% e até 30%.
Uma vez ativada, a função Hotel Mode permite que os iates permaneçam ancorados, saboreando o silêncio e evitando totalmente as emissões de CO2. Com os geradores desligados, este banco de baterias de íons de lítio de alta densidade de última geração pode alimentar os principais sistemas de bordo por até 4 horas durante o dia e até 8 horas à noite.
Novas soluções e tecnologias de ponta para oferecer ambientes ainda mais saudáveis estão agora disponíveis também a bordo de iates de grande e médio porte. Os sistemas avançados de purificação do ar permitem ar fresco e saudável, mesmo em áreas com ar condicionado, enquanto o sistema de purificação de água visa descontaminar a água para funções gerais de uso do iate e reduzir o uso de garrafas plásticas a bordo.
Inspirado no mundo do design de automóveis, o Azimut foi pioneiro na aplicação de fibra de carbono no setor náutico além do conceito de desempenho, forjando um novo ideal estilístico e voltado para o conforto. Com os componentes laminados de fibra de carbono reduzidos em até 30% e concentrados nas partes superiores dos iates, os volumes e superfícies a bordo são expandidos, proporcionando assim maiores espaços e habitabilidade dentro das mesmas faixas de peso, bem como excelente estabilidade estática e dinâmica com uma diminuição no impulso de rolagem em até 15%.
O antepassado estaleiro de Avigliana foi o primeiro dos estaleiros italianos da empresa a obter a certificação ISO 45001 em 2011, atestando seu rigoroso cumprimento de todos os requisitos de saúde e segurança ocupacional. Reconhecido como o estaleiro tecnologicamente mais avançado da Europa, também liderou a revolução do setor náutico por estar entre os primeiros a adotar o processo de infusão a vácuo para conduzir resina a um laminado, evitando emissões de estireno e, portanto, garantindo a seus preciosos trabalhadores uma vida mais saudável configuração.
A partir de 2013, todos os outros locais de produção italianos se adaptaram para atender aos requisitos necessários para obter a certificação ISO 45001.
O compromisso da Azimut com o futuro passa por evoluir a sua identidade para uma visão de respeito pelo ambiente, procurando renovar a sua gama de iates através de soluções capazes de ir ao encontro do desejo crescente dos armadores de um estilo de vida sustentável no mar.
Lançamento de iates elétricos híbridos
Após o desenvolvimento do sistema Hotel Mode, o próximo objetivo da Azimut de continuar implementando uma filosofia ecológica sólida e contemporânea será a criação de uma nova família de modelos de iates híbridos.
Apresentando materiais ecológicos
A bordo, uma série de soluções de eco-decking já disponíveis, desde teca com certificação FSC a teca sintética e cortiça, irão combinar com uma oferta crescente de materiais naturais e ecológicos para dar a possibilidade de um exterior e interior mais sustentáveis.